Thursday, November 16, 2006

DEVORISMO (ou darwinismo, sei lá...)


Tenho pensado, ultimamente, em pérolas...Mensagens escondidas, o código da bíblia, frases, metais brilhantes que enferrujam, cópias monetárias... Falsidades,
"fakes" de um "mundo Denorex"- parece, mas não é (propaganda velha, que só tiozinho lembra). O mundo corre, quer alcançar a velocidade da luz... descobrir se é possível imprimir mais dinheiro que a capacidade das pessoas em gastar, divulgar mais informações do que o cérebro pode assimilar, dançar mais rápido e separado para não perder tempo com abraços, olhar menos e tocar mais, mais tecno e menos trance, e mais e mais e mais...até diluir e esvaecer. Tudo que é sólido se dissipa no ar, dizia o título do livro "não lembro e não tenho tempo de lembrar de quem".
Agora mesmo. Paro, escrevo. Mas só para mim mesmo. Não penso otimista, de que alguém vai perder tempo lendo. Já foram muitas frases e o ponteiro dos segundos é implacável. Penso nas pessoas, que se consomem, ávidas velozes e ferozes, famintamente fartas, se devorando no MacDonald's humano. Torço pelas pérolas, no fundo do oceano, com seu brilho insone, estático...Cansei do brilho imediato. De descobrir que o sorriso lindo da garota é apenas a risada fácil de uma hiena. Hoje a esperteza vale mais que a inteligência e a aparência mais que o conteúdo. E isso nem seria tão errado se não fosse consumido tão sem perceber... Alguém precisa parar o ponteiro dos segundos, travar o passo... e respirar.
Cansei de quem tem opinião de tudo e não conhece nada, porque perde tempo demais dando opiniões. Para ter valor, alguém precisa brilhar...E um brilho automático, de instante. Só existem a beleza estonteante e a frase certeira. A "pegada" sobrepuja o toque. Desenterrar tesouros é coisa velha, de filme da "Sessão da tarde". Os tesouros de hoje precisam estar em "banda larga", mesmo que sejam apenas ferrugens clareadas em "photoshop". Avidez, internet, devorismo...


GOYA - Kronos


PENSAMENTO DO DIA:
"Perto de um MacDonalds sempre haverá uma academia de ginástica."
(cada grama adquirido em um pode ser eliminado no outro. Basta acumular dinheiro bastante para poder gastar nos dois). Perfect!!!


1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

É... nada mais lúcido... De uma clareza que realmente faz pensar.
Li algumas coisas do Frei Betto e do Domenico di Masi falando da vida contemporânea e seu texto me deu a mesma sensação de lucidez e clareza que o deles. Me dá um alento ler seu texto (e me deu no deles também), parece que reflete nas palavras um sentimento que estava incomodando dentro do peito mas que não é possível nomear. Só os poetas mesmo é conseguem traduzir em palavras e é por isso que eles são imprescindíveis... porque conseguem nos salvar da loucura.
Você é imprescindível!

Beijos

Parabéns
Ane

5:05 AM  

Post a Comment

<< Home