Monday, December 04, 2006

GEOENGENHARIA

"O homem é o lobo do homem", como já dizia o filósofo inglês Tomás Hobbes, ou "O inferno é aqui", como diria "sei lá quem". Sei lá... (eu e minhas reticências, como disse uma vez minha amiga Rosa. Se pudesse, patenteava o uso das reticências e do "sei lá", assim como a Microsoft tentou patentear o uso do duplo clique do mouse). Enfim... se o inferno não é aqui, logo mais poderá se tornar. Literalmente. Para salvar o mundo. "Calma, eu explico...". Não, não é que o capeta e Saddam Hussein estejam chegando e o Kenny do South Park vai precisar salvar o mundo. Não é isso.
Bem, como todos sabem, o ar do inferno cheira a enxofre, pela presença de satã. Pois bem... que o mundo está se tornando um inferno quente não há dúvidas, por causa do aquecimento global, o rombo da camada de ozônio e o descongelamento polar. A novidade é o surgimento de uma nova ciência,a Geoengenharia, composta de cientistas dispostos a salvar o homem de si mesmo (o lobo do lobo). Entre as possíveis soluções encontradas estão a fertilização de ferro sob o oceano e o incremento na quantidade de vermes que consomem gás carbônico. Quem não acreditar em mim, que leia a edição de dezembro da revista mais legal do mundo, a Wired...

Pois bem...mais radical que estas medidas é a sugestão de um tal de Paul Crutzen, ganhador do Nobel de Química de 1995: saturar a estratosfera de enxofre. Segundo ele, o enxofre reflete a luz do sol e pode diminuir o impacto da luz solar sobre a humanidade. O único inconveniente é que, como no inferno, viveriamos literalmente sob um céu de enxofre.

De qualquer forma, inferno por inferno, acho que é melhor ficar por aqui mesmo. E... (reticências), de mais a mais, se o mundo acabar, quem sobrará para contar a história? As baratas? Ou talvez, também, com um pouco de sorte, se Deus quiser, um exemplar daquele pré-histórico boneco do Melocoton vermelho.

Sei lá...

1 Comments:

Blogger Rosa Pellegrino said...

hehehe, pelo menos vc está de bom humor. Valeu pela citação. Bjs.

11:34 AM  

Post a Comment

<< Home